quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Família deve informar mudança de escola

 
Família deve informar mudança de escola
Famílias beneficiadas pelo Bolsa Família têm que prestar atenção caso matriculem os filhos em outra escola este ano. O registro do filho na escola certa é fundamental para que o acompanhamento da frequência escolar seja feito corretamente. Sem informar a mudança, a família pode perder o benefício.
A diretora de Assistência Social da Funpapa, Mônica Coutinho, explica que a atualização do cadastro tem que ser feita imediatamente após a mudança de escola: “Quando há algum erro no cadastro, já enviamos uma notificação anexado ao comprovante que o usuário recebe todo mês”.
A atualização do cadastro está mais simples. Com o objetivo de evitar filas enormes e muita espera dos usuários, o processo agora pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo do usuário, e não apenas na sede do Bolsa Família, na rodovia Augusto Montenegro.
“Para atualizar o cadastro, basta levar uma declaração da escola, o Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar e a certidão de nascimento das crianças ou adolescentes”, enumera Mônica. Ao todo, a Região Metropolitana de Belém tem 12 Cras espalhados nos bairros, facilitando o acesso.
Manter os filhos devidamente matriculados e frequentando as aulas são compromissos que os beneficiários assumem quando ingressam no programa Bolsa Família. A frequência escolar mínima exigida é de 85% para estudantes de 6 a 15 anos e de 75% para adolescentes de 16 e 17 anos. A atualização do Bolsa Família deve ser feita de dois em dois anos ou quando o usuário receber a notificação. “Infelizmente, muitos usuários olham a notificação e ignoram, achando que não vão perder o benefício. Tem que ir ao Cras mais próximo para garantir”, concluiu Mônica.
Dol

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